Rotas de Nilópolis: Linha 551L
Por Luiz Antonio Doria, Site RDVetc
Já parou para pensar como surgiu a linha de ônibus que você pega ? Que ela começava em um determinado bairro ou distrito e terminava em um determinado local e depois passou a fazer ponto final em uma outra localidade? Que ela começava em um determinado bairro ou distrito e terminava em um determinado local e depois passou a fazer ponto final em uma outra localidade?Em alguns casos não aconteceu assim, mas em grande parte se deu desta forma. É o caso da linha “Austin x Caxias” que acabou seguindo até as freguesias de Queimados e se der mole, ainda vai para mais longe: Para Engenheiro Pedreira. Assim também é com a Nova Iguaçu/B. Roxo x Eng. De Dentro, que começou com a Expresso Pégaso e hoje está na mão da N.S. Penha e seguindo até o Méier.
E as linhas intermunicipais e interestaduais? Há muitos casos parecidos. Um deles é a Rio x Itaperuna que um dia já foi da Rio Ita. Sim, esse Ita da empresa não é porque ela tem sua sede em Itaboraí. Em uma certa época, a Rio Ita já andou em Itaperuna, que em tupi-guarani significa “Caminho da Pedra Preta”.
Nesses nove anos, o Site Relatos de Viagem Etc. - RDVetc., já percorreu várias linhas de ônibus e a partir de agora o site passa a veicular a série de matérias Rotas do Sudeste, que será utilizada pelo Nilópolis On Line.com para descrever um pouco da história das linhas que passam ou se originam em Nilópolis, seu percurso e peculiaridades sobre a mesma. E aqui a nossa série se chama Rotas de Nilópolis. Hoje vamos falar de uma linha que faz a ligação de Nilópolis com o bairro da Penha: a 551L (Nova Iguaçu x Penha), da Viação Nossa Senhora da Penha.
551L - Nova Iguaçu x Penha (Via Rocha Miranda)
A linha 551L, operada pela Nossa Senhora da Penha possui uma boa demanda. Operada pela São João Batista até meados de 80, a Nova Iguaçu x Penha atende os municípios de Mesquita e Nova Iguaçu, passando pelas duas principais vias do município de Nilópolis, as Avenidas Getúlio Vargas e Getúlio de Moura. É a única ligação destes três municípios com o bairro da Zona Norte.
Após cruzar o Rio Sarapuí, saindo de Mesquita, a linha percorre toda a Avenida Getúlio Vargas e ao passar pela ponte sobre o Rio Pavuna, a via passa a se chamar Cardoso de Castro e deixamos Nilópolis para rodar por Anchieta. Estrada do Engenho Novo e depois a Estrada Marechal Alencastro até o acesso ao Viaduto de Deodoro, chegando no bairro de mesmo nome. Depois de passar pela Vila Militar e pela Estação de trem do bairro, Deodoro fica para trás e vem Guadalupe.
O bairro vem tendo um crescimento populacional e econômico puxado pelo novo empreendimento, o Shopping Jardim Guadalupe. O Shopping tem ajudado a aumentar a demanda de várias linhas e a 551L está nesse bolo. Seguindo pela Brasil, descemos pela Estrada João Paulo e adentramos pelos bairros de Costa Barros e Honório Gurgel, que são atendidos pelo Ramal Belford Roxo da Supervia.
Pela Rua das Safiras e pela Estrada do Barro Vermelho chegamos a Rocha Miranda, conhecido pelos nomes de pedras preciosas. Isto se deve ao fato do garimpo que existia no rio que corta o distinto bairro, o Rio das Pedras. Nascido como "Sapê", a estação foi rebatizada com o nome da família que realizou o loteamento na região.
E a linha ainda cruza com o Metrô Rio, estações de Colégio e Irajá, Shopping Carioca e a casa de espetáculos Olimpo (Em Vicente de Carvalho) até chegar ao seu destino final, o bairro da Penha.
Bem, hoje paramos por aqui. Se você quer saber mais sobre a linha de ônibus que você utiliza, entre em contato conosco pelo doria@rdvetc.com ou pelo Twitter: @rdvetc.
Nenhum comentário:
E você, o que acha deste tema? Fique a vontade para expressar sua opinião, mas não utilize ofensas nem palavras impróprias, pois seu comentário será removido.