Ads Top

Nilópolis institui Estado de Alerta Contra a Dengue

A Prefeitura de Nilópolis instituiu estado de alerta contra a dengue na cidade, através de decreto que será publicado em Diário Oficial. A prefeitura decreta que em casos extremos, o Poder Executivo Municipal promoverá ações de polícia administrativa, visando impedir hábitos e práticas que exponham a população ao risco de contrair doenças relacionadas ao vetor da dengue.

[caption id="attachment_49547" align="aligncenter" width="496"]DENGUE Foto: Divulgação[/caption]

Segundo análises epidemiológicas do Ministério da Saúde poderá ocorrer uma nova epidemia de dengue no Estado do Rio de Janeiro e 82% dos criadouros do Aedes aegypti estão dentro das residências.

De acordo com o decreto, caso seja identificada a presença do mosquito transmissor da dengue ou a ocorrência da doença na localidade, fica autorizada a entrada da autoridade sanitária no imóvel, com auxilio da Guarda Civil Municipal, mesmo que o proprietário esteja ausente ou se recuse a abrir a porta. Casa haja essa dificuldade a autoridade sanitária irá notificar o proprietário, que terá 24h para facilitar o acesso ao imóvel, sob pena de ingresso compulsório e multa.

Para o prefeito Alessandro Calazans todo esforço de controle pode ser comprometido quando os Agentes de Saúde se deparam com a impossibilidade de penetrar em imóveis particulares.

“O combate ao mosquito Aedes Aegypti depende da indispensável mobilização da população. Esse decreto irá facilitar a entrada dos agentes em imóveis particulares abandonados, que colocam em risco a saúde da população. Cada um precisa fazer a sua parte para alcançarmos o índice zero de infestação”, disse o prefeito.

Vale ressaltar que a limpeza de terrenos baldios é de responsabilidade do proprietário ou responsável pelo terreno. A Secretaria Municipal de Serviços Públicos realizará a limpeza de terrenos baldios somente quando o proprietário não o fizer e será cobrada uma taxa pelo serviço prestado, não o isentando de multa, caso verificada a presença de focos.

O decreto completo será publicado na edição desta sexta-feira, dia 15 de janeiro, no Diário Oficial do Município.

Nenhum comentário:

E você, o que acha deste tema? Fique a vontade para expressar sua opinião, mas não utilize ofensas nem palavras impróprias, pois seu comentário será removido.

Tecnologia do Blogger.