Ads Top

Prefeito de Nilópolis participa de debate sobre segurança pública

O Instituto Federal de Educação e Tecnologia do Estado do Rio de Janeiro – IFRJ promoveu um debate sobre segurança pública, na última sexta –feira, dia 24. O encontro contou com a participação do Prefeito de Nilópolis, Alessandro Calazans; do diretor geral do campus, Wallace Nunes; do representante da Polícia Militar, Capitão Ortega e do presidente do Conselho Municipal de Segurança Pública, Cel. Wanderley Luz Santos.
O principal objetivo foi discutir ações para melhorar a segurança no em torno do campus, já que os alunos do turno da noite têm reclamado do aumento do número de assaltos ocorridos na localidade. Todos os convidados puderam expor suas ações – o que tem sido feito para melhorar a segurança em todo município.

Segundo o Capitão Ortega, representante da polícia militar, todos têm sofrido com a crise que assola o Estado ultimamente e uma das consequências é a diminuição efetivo da PM.

“A Prefeitura de Nilópolis nos ajudou consertando as viaturas que estavam abandonadas para rodar no município e realizou diversas parcerias com a PM pensando na segurança da comunidade, mas, infelizmente, por conta da atual crise o Governo do Estado cortou salários e diminuiu nosso efetivo. Houve um corte de, pelo menos, 30 policiais militares nas ruas do município. É de extrema importância realizar o registro de ocorrência para que seja traçado a mancha criminal e nós possamos reorganizar viaturas e efetivo”, explicou o capitão do 20ºBPM.

O prefeito Alessandro Calazans contou sobre as ações que a prefeitura tem realizado para melhorar a segurança no município como: Central de Monitoramento, Cia destacada da PM do bairro novo horizonte, instalação de câmeras para leitura de placas e outras diversas parcerias com o Governo do Estado. O prefeito se comprometeu em colocar uma viatura da Guarda Municipal no local.

“Apesar de ser obrigação do Governo do Estado, a Prefeitura de Nilópolis não se omitiu e tem feito tudo que está ao seu alcance para ajudar na questão da segurança pública. Moro com a minha família no município e também fico indignado com a situação. A GCM tem o dever de cuidar do nosso patrimônio público, mas acho que pode ajudar a intimidar bandidos que tentam assaltar na sugestão, que não andam armados, então vou colocar uma viatura a disposição e ficar sempre atentos a iluminação pública”, ressaltou o prefeito.






O Cel. Wanderley Luz Santos deu dicas sobre segurança pessoal e convidou todos para participarem do Conselho Comunitário de Segurança Pública, que acontece toda segunda terça-feira do mês, na OAB Nilópolis. No final, o público presente pode fazer perguntas e debater com os convidados sobre o que será feito para reforçar a segurança do local.

Coletivo Nós por Nós faz debate paralelo – Enquanto o debate acontecia no auditório do IFRJ, um grupo de alunos, representantes do Coletivo “Nós por Nós” promoveu um debate no saguão da escola para reivindicar ações das autoridades presentes. Dizendo-se “não representados” pela direção da escola, eles prepararam um documento a ser entregue ao Prefeito que vão conter alguns pedidos que foram antecipados na discussão. Os alunos querem que a Prefeitura institua um choque de ordem no entorno do IFRJ com poda de árvores e reforço na iluminação. Os alunos também vão reivindicar a construção de segunda rampa que dá acesso ao Assai, uma linha circular de ônibus ou vans, ronda escolar pela Guarda Municipal e placas de sinalização apontando a localização do IFRJ.

Segundo o Prefeito Calazans, assim que as reivindicações forem recebidas a Prefeitura vai se reunir com os alunos para viabilizar as soluções pedidas.





Nenhum comentário:

E você, o que acha deste tema? Fique a vontade para expressar sua opinião, mas não utilize ofensas nem palavras impróprias, pois seu comentário será removido.

Tecnologia do Blogger.