Ads Top

Passageiros reclamam das péssimas condições dos ônibus da Viação Alto Minho

Usuários da linha 601 (Nova Iguaçu x Belford Roxo), criticam o péssimo serviço prestado pela empresa Alto Minho. De acordo com os passageiros, os coletivos estão em péssimas condições de conservação.
Em 2015 empresa foi alvo de fiscalização do PROCON. Foto: Divulgação






Diariamente, centenas de pessoas que utilizam os ônibus reclamam da irregularidade nos horários, da sujeira e do sucateamento da frota de ônibus que enguiçam constantemente e promovem a “ducha grátis” em dias de chuva, molhando os passageiros. A triste realidade vem se tornando, lamentavelmente, parte do cotidiano da população há pelo menos dois anos. "O problema começou há uns dois anos. Antes os ônibus eram bons, bem conservados e raramente enguiçavam, mas desde então estamos sendo vítimas de desconforto e de um desastroso serviço de transporte coletivo que expõe a vida dos usuários a risco", disse Kariny Viana.

Outra que reclama é a enfermeira Tainara Cristine. "Faço um apelo para que essa situação se resolva, pois temos o direito de viajar de forma tranquila e eficiente. O que está acontecendo com esse serviço? Quero uma solução, pois não aguento mais viajar angustiada com a possibilidade de ficar no meio da estrada a ‘Deus dará’, exposta a assaltos e acidentes a espera de um outro ônibus", disse.




Os passageiros se queixam que mesmo pagando uma tarifa alta de R$ 4,00, o serviço oferecido é um desrespeito para a população. "A população não aguenta mais esse descaso e a cidade não comporta mais um serviço péssimo e inútil. A gente chega a ficar mais de uma hora esperando pelo ônibus e quando aparecem, nos aventurarmos em um transporte sucateado” disse uma moradora.

Entretanto, o valor da tarifa não é algo inesperado e reprovado por toda a população, mas principalmente pela situação precária de alguns ônibus disponibilizados pela empresa. “A Alto Minho precisa é tomar vergonha na cara e oferecer melhores serviços para a população, na maioria das vezes os ônibus são sujos, ainda quando acontece de quebrar; ficamos muito tempo a espera de outro transporte”, criticou um morador que foi acompanhando por um amigo. “Essa empresa já deu o que tinha que dar; precisamos de uma empresa concorrente porque só assim quem sabe o serviço melhora”.

Diversos usuários que procuraram a equipe de reportagem defendem a quebra do monopólio, que segundo eles, beneficiará os usuários que terão o direito de escolha. “Quando há concorrência, a população tende a ganhar porque os empresários melhoram os serviços prestados e as cidades que privilegiam o monopólio dos transportes com certeza estão atrasadas em mobilidade urbana”, explicou um internauta em contato ao denunciar o que ele mesmo considerou a empresa. “Ela oferece um péssimo serviço a população de Nilópolis”.







Procon chegou a interditar 20 ônibus

Em dezembro de 2015, os fiscais do Procon interditaram 20 ônibus, de um total de 32 vistoriados, na garagem da Viação Alto Minho, em Nova Iguaçu. Doze veículos foram lacrados por irregularidade na documentação. Eles não eram vistoriados desde 2010, segundo o órgão. Também foram constatados problemas elétricos, como luzes de ré, faróis e lanternas com defeito, além de para-brisas quebrados e elevadores para o acesso de cadeirantes sem funcionamento.







DETRO promete fiscalizar

A equipe de reportagem tentou contato com a empresa, por telefone, mas as ligações não foram atendidas. Já o Departamento de Transportes Rodoviários - DETRO, órgão responsável pela fiscalização das linhas intermunicipais, informou que "que diante das denúncias encaminhadas, uma equipe de fiscalização será designada para verificar as condições dos serviços prestados na linha 601I (Belford Roxo – Nova Iguaçu). Caso sejam constatadas irregularidades, serão aplicadas as sanções cabíveis.



Opine sobre esta matéria

Tecnologia do Blogger.